União por um mundo melhor

ONU (Organização das Nações Unidas) comemora 76 anos com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inspirando o mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora 76 anos este ano. Sua criação ocorreu em 1945 e desde 24 de outubro de 1948, quando entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, a data é conhecida como o Dia Internacional da ONU.
Além do claro objetivo de buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países, a ONU é uma inspiração para toda iniciativa focada em unir esforços por um mundo melhor.

A organização desenvolveu e propôs a líderes mundiais, em 2016, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS. Por meio deles, encoraja os países a colocar em prática o crescimento econômico dissociado da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas. 

A agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU funciona como um roteiro de ações para países, instituições, iniciativas privadas e toda organização interessada em promover sociedades que combatam à fome, protejam o meio ambiente e promovam a justiça social.

Cada ODS possui metas detalhadas a serem alcançadas até o ano de 2030 e um desses objetivos é abordado no projeto Unidos pela Paz, o ODS 16, que fala sobre “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Inspirados por essa prática, o Unidos pela Paz realizou este ano uma série de encontros online, transmitindo conhecimento, mensagens com o convite para que que possamos pensar globalmente e agir localmente pelas mudanças de atitudes tão necessárias atualmente.
Trazendo essas reflexões trabalhamos juntos pela construção de um mundo melhor e para a formação constante de agentes multiplicadores de uma cultura de paz acessível a todos.

Conheça o ODS 16 da ONU e junte-se a nós por um mundo melhor: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16

Posts Recomendados