Esporte: união, fraternidade e celebração

“O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma maneira que pouco mais faz”.
Nelson Mandela (Prêmio Láureos do Esporte Mundial, 2000)

É inegável que os esportes são benéficos para a saúde e o bem-estar, além de prevenir doenças, ele atua no desenvolvimento motor e cognitivo de um indivíduo, ajuda a elevar a autoestima e a autoconfiança e melhora a qualidade de vida. O esporte é também uma ferramenta de inclusão social, por meio dele interações afetivas são criadas e o senso de comunidade é desenvolvida.

A prática esportiva é uma ferramenta rica de transformação do ponto de vista social: enquanto as modalidades individuais desenvolvem a motivação, resiliência, autoestima e responsabilidade. Por outro lado, as práticas coletivas incentivam espírito de equipe, hierarquia, disciplina, resistência, colaboração e criatividade. Atletas de modalidades coletivas conseguem desenvolver um ambiente com apoio e modelos positivos.
Ao praticar uma atividade física o fluxo sanguíneo do cérebro aumenta, ativando a produção de endorfinas, uma substância natural produzida pelo corpo e responsável pela sensação de bem-estar e satisfação. A endorfina impacta o humor e performance e pode auxiliar esportistas no desempenho atlético.

E com a copa chegando é possível vivenciar algumas sensações durante os jogos. Psicologicamente falando, torcer para o seu time traz a sensação de pertencimento, identidade coletiva e proximidade. Por isso, é comum que pessoas desconhecidas se abracem ao torcer para o mesmo time. Do ponto de vista fisiológico, durante uma partida o corpo eleva os níveis de cortisol, em momentos tensos. Ao sair um gol, o corpo libera adrenalina, dopamina e serotonina, dando ao torcedor a sensação de felicidade e prazer, por exemplo, ao sair um gol.

Definitivamente, esporte é um poderoso aliado na ligação entre pessoas e celebração de comunidades. Convidamos você a sentir todas as emoções durante a Copa, reunindo a família, amigos, toda a sociedade.

O esporte é transformação de vida, fraternidade e união.

Posts Recomendados