Como transformar as relações

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

Antoine de Saint-Exupéry

O crescimento pessoal envolve diversos aspectos da vida em sociedade, entre eles aprender a se relacionar com outro. Isto é, buscar compreensão, investir no coletivo e transformar as relações do convívio social de forma benéfica.

Cada indivíduo traz consigo um repertório de habilidades nas relações que é formado por referências familiares, experiências ao longo da vida e emoções. Esse repertório pode ser ampliado com novas experiências, diferentes relacionamentos e vivendo cada fase de vida.

Ao falar de transformações nas relações, é necessário analisar alguns pontos, dentre eles o convívio social, ou seja, o exercício constante de viver em sociedade. Agir conscientemente tratando as pessoas de forma honesta, sincera e empática é um bom ponto de partida. Além disso, atos de bondade e compartilhamento criam um ambiente agradável e leve a todos.

Outro ponto a ser levado em consideração é a atitude empática, prestando a atenção e estando disponível ao outro. Focar a atenção em outra pessoa cria laços mais fortes, gerando atenção recíproca.

Por fim, a criação de espaços compartilhados, como um jardim que se transforma em uma horta coletiva, pode ser uma grande ideia para fortalecer as relações. Um espaço em comum ou uma causa social, promove trabalhos coletivos, associações e novas relações, enriquecendo a comunidade com um todo.

Posts Recomendados