Ciente de que o sucesso só depende de você, encare isso como combustível e não como um peso
A vida é um conjunto de momentos. Eles podem ser bons e não tão bons assim. Para seguir em frente sem deixar que algo bom ou ruim nos prenda num único momento da vida, somos seres dotados da capacidade de superar. Não que seja fácil, é mais como encarar o remédio necessário para alcançar a cura: ele pode ser sem sabor algum, doce ou amargo de arrepiar.
Independente da situação, é sempre bom saber que o alicerce da superação é pessoal e intransferível, não pode ser tarefa de outra pessoa. Primeiro, a vontade deve ser sentida e alimentada por você mesmo. Outras pessoas fazem apenas parte do processo, seja de despertar ou de amparo durante o caminho.
Ciente de que o sucesso só depende de você, encare isso como combustível e não como um peso. Se a superação é de algo triste ou de algo que não deu certo, avalie os acontecimentos, sinta a sua tristeza, compartilhe o sentimento com bons amigos ou com um profissional, se precisar, e avalie o quanto sofreu e aprendeu com a situação. Apenas deixe o tempo cicatrizar.
Como disse a poetisa paulista Edna Frigato, “Esquecer não é apagar da memória como se nunca tivesse existido. Esquecer é lembrar sem sentir dor”. Portanto, apenas não desista da sua paz, da sua felicidade ou dos seus projetos de vida. Aliás, trace novos projetos!
“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”, foi o que concluiu o inventor Thomas Edison.
Falando em Edison, você talvez tenha se perguntado do motivo de citarmos a superação até de bons momentos. Bem, veja só: Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica. Precisou superar o projeto mais de mil vezes até funcionar como deveria. E quando a lâmpada estava pronta, superou a excelente invenção que mudou o mundo e partiu para a próxima. E foram tantas as superações que ele tem, nada mais nada menos, que 1033 patentes em seu nome. No fim das contas, ele nos deixou mais um pensamento como legado: “Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos”.
E você, quanto já superou na vida em tristeza e sucesso? Conte pra gente e incentive mais pessoas com a sua história usando a #VocêPazeEu nos comentários ou postagens nas redes sociais. Para mais textos, inscreva-se na newsletter do nosso site.