Fotografia, registros de luz

Aprimore-se, use e abuse do seu olhar

A palavra fotografia tem origem grega: foto para luz e grafia para escrever. Logo, escrever com a luz é literalmente o que se faz quando se aponta a câmera para alguém ou para uma paisagem. Parece até poesia, não é mesmo? E já que parece, por que não ser?

Inspire-se na frase “A beleza está nos olhos de quem vê”, de Ramón Campoamor y Campoosorio, e aprimore-se para registrar o mundo segundo seus olhos. Seja com a câmera do celular ou com um equipamento para profissionais, separe um pouco de tempo para conhecer todos os recursos da ferramenta que tem disponível e mãos à obra, quer dizer, ao click!

Consulte os manuais para aprender mais e usando o conceito geral, lembre-se de usar a luz a seu favor. Tenha um pouco de paciência – coisa de segundos – e ao apontar a câmera, confira o foco, a nitidez e o enquadramento da cena. Só então aperte o botão! Se o equipamento é digital, aproveite para conferir na hora e não desista até obter a foto que mais lhe agrada.

Quanto mais praticar, mais rápido vai conseguir fotografar com boa luz, foco e enquadramento. E mais fácil vai ficar também para fotografar aquele pôr do sol, crianças se divertindo pela casa, poses fofas de animais de estimação ou aquele animado encontro entre familiares e amigos.

Lembre-se de que a fotografia aqui está sendo tratada como uma atividade de lazer, um jeito de passar o tempo e despertar novo interesse. Então, se algo lhe encanta, faça desse momento algo realmente prazeroso. E prolongue esse prazer preservando as fotos que mais gosta. Se as imagens são digitais, salve-as em nuvens da internet, em pastas do computador, no backup do celular, envie por e-mail, enfim, as possibilidades são muitas, apenas não as perca!

Afinal, fotografar é uma delícia, mas rever as fotos é tão bom quanto. Cada imagem guarda uma história, um lugar, uma pessoa, talvez uma saudade… pensando nisso, quando tiver uma boa quantidade, imprima, seja numa impressora doméstica ou num estúdio. Espalhe as que mais emocionam pela casa, pelo ambiente de trabalho e faça álbuns que possam ser vistos em família numa tarde de domingo ou numa noite pouco agitada de terça-feira.

Agora, que tal fotografar? Compartilhe seu olhar com a gente usando a #VocêPazeEu nos comentários ou postagens nas redes sociais e para mais textos, inscreva-se na newsletter do nosso site.

Posts Recomendados