Campanha brasileira Setembro Amarelo chama a atenção sobre a prevenção do suicídio
Neste período do ano é fácil encontrarmos o laço amarelo e uma iluminação especial em prédios públicos, comércios ou mesmo intervenções no trânsito chamando a atenção para o Setembro Amarelo, uma campanha brasileira sobre a prevenção ao suicídio.
Falar sobre o tema, segundo especialistas, pode salvar vidas, ajudar pessoas, familiares, amigos que precisam de apoio e por isso a campanha é tão importante.
Como familiares e amigos, há pequenas ações que o Setembro Amarelo nos ensina a sempre praticar: nos conscientiza a ficar atentos ao isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite podem indicar necessidade de ajuda.
Em agosto deste ano aprendemos com o 8º Movimento Você e a Paz – Amparo que ‘Unidos pela Paz, Iluminamos o Mundo’ e esse propósito é que nos move a destacar a importância do Setembro Amarelo, dando sentido também a esse canal que busca conscientizar as pessoas a agirem a favor da paz e da vida.
Então, nosso convite é para ficarmos atentos aos sinais de outras pessoas que podem precisar de ajuda, compartilhar um pouco da nossa atenção e dos nossos sentimentos e recomendar ajuda gratuita e profissional.
Lembrem-se de passar adiante o telefone 188, que é gratuito e funciona 24 horas todos os dias do ano.
A campanha Setembro Amarelo
‘Como Vai Você?’. É uma pergunta, mas também uma ação do CVV (Centro de Valorização da Vida), uma das Organizações Não Governamentais mais antigas do Brasil. Fundada em 1962, a ONG realiza cerca de 3 milhões de atendimentos de apoio de prevenção ao suicídio ao ano pelo telefone 188, que recebe ligações gratuitas.
A ação reúne cerca de 4 mil voluntários em todo o país conversando 24 horas por dia com pessoas que de alguma forma perderam sua paz e não veem saída para a dificuldade que enfrentam.
Em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, o CVV realiza o movimento Setembro Amarelo, uma campanha brasileira sobre a prevenção ao suicídio implantada no ano de 2015. A proposta associa a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).