Dr. Augusto Cury dá início a uma semana dedicada à Paz
Médico apresenta o primeiro pilar do Ypê Unidos pela Paz: Educação e Transformação
O Unidos pela Paz começou no dia 23 de agosto, às 19 horas, com a palestra do psiquiatra, professor e escritor brasileiro, Dr. Augusto Cury. Idealizador da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos, e criador da primeira AGE online (Academia de Gestão da Emoção), que realiza cursos e treinamentos com ferramentas de Gestão da Emoção, apresentou o primeiro pilar do Unidos pela Paz: Educação e Transformação.
Autor com livros publicados em mais de 70 países, sendo mais de 30 milhões de cópias só no Brasil, Dr. Augusto Cury é considerado o autor mais lido da última década com o best-seller O Vendedor de Sonhos, adaptado para o cinema em 2016, ele tem muito a compartilhar de seu conhecimento para incentivar a mudança de comportamento para uma vida mais plena, emocionalmente disciplinada para isso.
Empresária filantropa, Alcione Albanesi compartilha o pilar Voluntariado e Solidariedade
Alcione mostra como estender a mão aquece o coração e muda o mundo
Com o intuito de ilustrar bem esse tema, o evento traz a empresária e filantropa Alcione Albanesi para apresentar a palestra Voluntariado e Solidariedade no dia 25, ao vivo, às 19 horas, no site www.ypeunidospelapaz.com.br.
Presidente e fundadora da Instituição Amigos do Bem, que atua no combate à miséria no sertão nordestino brasileiro, Alcione Albanesi criou a empresa FLC Lâmpadas, líder no segmento de iluminação e pioneira na fabricação de LED no Brasil. Em sua rotina diária: o olhar para o próximo como ferramenta de mudança por um mundo mais justo e pacífico para todos. “Quando nos unimos pela paz estamos buscando a construção de um futuro cheio de oportunidades e inclusão para as próximas gerações”, disse.
“Nós, Amigos do Bem, atuamos em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria secular na região mais carente do nosso país, o sertão nordestino. Estamos muito felizes em participar do projeto ‘Unidos pela Paz’, promovido pela Ypê, que inspira a sociedade para a construção de uma cultura mais forte em colaboração e solidariedade. Que possamos estar sempre juntos nessa caminhada do Bem e Unidos pela Paz”, completa.
Amigos do Bem
Ao longo de mais de 27 anos, a Instituição Amigos do Bem transforma milhares de vidas no sertão nordestino brasileiro por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia. Hoje, 75 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 140 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
Luiz Felipe Pondé apresenta o pilar da Consciência e Humanidade
Filósofo apresenta outro pilar de base para reflexão do Unidos pela Paz
Inspirado no despertar para a paz, Luiz Felipe Pondé apresenta a palestra Consciência e Humanidade no dia 27 de agosto, às 19 horas, ao público do Unidos pela Paz, evento criado pela Ypê com objetivo de motivar mudanças pessoais por um mundo melhor. A transmissão é ao vivo com link no site www.ypeunidospelapaz.com.br.
Pensador, Pondé aborda temas como comportamento, religião, ciências e muitos outros de seus artigos e conteúdos para publicações e palestras. Entre elas, trata do autoconhecimento como ferramenta de felicidade e paz, levando o público a refletir sobre o enfrentamento às mudanças, toxidade das redes sociais e do valor e significado de ser feliz realmente.
Graduado em Filosofia pela USP, onde também realizou seu mestrado em História da Filosofia Contemporânea, em conjunto com a Universite de Paris VIII, Luiz Felipe Pondé obteve o doutorado em Filosofia Moderna na mesma instituição. Recebeu seu pós-doutorado em Epistemologia pela University of Tel Aviv, em Israel e é um grande sucesso com seus cursos online e obras literárias já publicadas, como o ‘Guia Politicamente Incorreto da Filosofia’ (2012), que entrou para a lista de seus livros mais comentados e vendidos no Brasil.
Unidos pela Paz apresenta o 9º Movimento Você e a Paz - Amparo
Mensagens ecumênicas apresentam reflexões para um mundo de paz com bispo católico, pastor evangélico e orador espírita
O ODS 16 da ONU (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas) tem entre seus eixos de meta construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Neste sentido, a Ypê lança este ano o Unidos pela Paz, um evento voltado para a prática e reflexão sobre a paz no dia a dia, cujo objetivo principal é incentivar a mudança de comportamento para um mundo melhor.
O evento traz as palavras de reflexão de seu idealizador, médium e orador espírita de renome internacional, Divaldo Pereira Franco, e dos seus palestrantes locais, o pastor setorial da Assembleia de Deus Ministério Belém, Rubens das Virgens e o bispo diocesano de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio.
Pastor Rubens da Virgens
Pastor Rubens da Virgens aponta a união de esforços para um convívio de paz
De acordo com o pastor setorial da Assembleia de Deus Ministério Belém na região de Amparo, Rubens das Virgens, manter o vínculo e despertar a cidade para a atividade pela paz é uma contribuição importante para a população local.
“Esses eventos motivadores da paz são iniciativas que dão ao povo a oportunidade de, através da participação e engajamento, cumprirem com o dever ou missão de cada um na promoção da paz”, avalia.
Rubens das Virgens reforça que a união de diversas frentes, sem sobressair vínculos políticos ou religiosos, torna a ação pela paz ainda mais eficaz, servindo de exemplo para toda pessoa em qualquer lugar do mundo. “Que a somatória dessas forças seja aplicada de maneira simultânea, tornando os esforços muito mais eficientes”, avalia, ele que, pessoalmente, pela promoção da paz, participa de organização de eventos de atividades coletivas, grupais como esportes, confraternizações, sempre incentivando a convivência de paz e o respeito às diferenças.
Dom Luiz Gonzaga Fechio
Para Dom Luiz, a paz precisa ser construída coletivamente
O bispo católico diocesano de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio, contribui na live do dia 28, à partir das 19 horas, com suas reflexões sobre a necessidade de construir a paz, não apenas pessoalmente, mas também por meio de iniciativas em grupo. “A paz precisa ser construída coletivamente, mas a força das instituições e empresas tem uma incidência diferenciada, pois concentram um significativo número de pessoas durante grande parte do dia”, aponta.
Dom Luiz explana que a construção da paz não diz respeito apenas a um ambiente específico, mas a qualquer situação. “É bonito pensar, falar e escrever sobre desenvolvimento sustentável e paz, no entanto, o que é eficaz é associar uma coisa à outra com decisões e atitudes que as tornem verdadeiramente interligadas. Por isso, cada instituição, empresa e a própria pessoa têm que atuar no lugar onde se encontra. A partir do momento que o desejo de paz vai além do âmbito da casa, o efeito benéfico vai naturalmente se ampliando e mais pessoas vão ganhando com essa permanente iniciativa”, reforça.
Para a construção desse mundo de paz coletiva, Dom Luiz enfatiza que ‘a beleza da construção da paz está justamente em percorrer um caminho que cria laços e não nós’.
Divaldo Pereira Franco
Divaldo Pereira Franco, anfitrião e apóstolo da paz
Divaldo Pereira Franco tem 94 anos de idade e há 23 realiza o Movimento Você e a Paz, que nasceu de um sonho particular de levar a mensagem da paz e do amor para além de sua fé Espírita. Divaldo queria e levou seu ideal de vivência pacífica para as praças públicas e desde então, tem sido o anfitrião desse evento que além de Amparo, já chegou a mais de 76 cidades de 10 países.
Professor, médium, filantropo e considerado um dos maiores divulgadores da doutrina espírita na atualidade, Divaldo compartilha suas palavras de reflexão na live do 9º Movimento Você e a Paz – Amparo na noite do dia 28 de agosto. “A paz do mundo começa exatamente em cada um de nós, através do processo de autotransformação, iluminando-nos interiormente, na busca e conquista da paz em nosso mundo interno”, aponta.
Dedicado há mais de 70 anos à causa Espírita e às crianças em situação de vulnerabilidade das periferias de sua Salvador, na Bahia, Divaldo Pereira Franco gosta de lembrar que o Movimento Você e a Paz é uma atividade sem caráter religioso ou político que objetiva levar às pessoas uma reflexão sobre a necessidade de renovação de sentimentos e atitudes. “O indivíduo pode possuir qualquer tesouro, mas se não tem paz, esse tesouro nenhum significado possui”, enfatiza o orador espírita e fundador do Movimento.
Além de fundador do Movimento Você e a Paz, Divaldo Pereira Franco é fundador da Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção, onde quase 700 crianças receberam abrigo e formação educacional nestes mais de 40 anos de atuação. Por sua contribuição ao bem-estar e à paz da humanidade, Divaldo já recebeu mais de 600 homenagens e 80 títulos de cidadania honorária.
Segundo Divaldo, a paz e o autoconhecimento são essenciais para alcançar uma vida plena e de felicidade. “Mas, não a paz morna, tediosa e sim a paz edificante, construtiva, que transforma pigmeus em heróis, homens em gigantes do bem e deixa um lastro de tranquilidade para o futuro. Vale lembrar que Jesus nos inspira o autoconhecimento em primeiro lugar. Quando Ele diz que é necessário amar o próximo como a si mesmo, Ele recomenda a transformação moral do indivíduo para melhor, para o autoamor. Com este autoamor, ele exterioriza o amor para com os demais”, conclui.
Nascido em Feira de Santana, na Bahia, em 5 de maio de 1927, Divaldo Pereira Franco diplomou-se professor do primário em dezembro de 1943. Dois anos depois, dedicou-se ao ensino ginasial em Salvador. Lá, prestou concurso público para o instituto de previdência do Estado pelo qual se aposentou após 30 anos de trabalho.