Como o bem faz bem!

Pilares voluntariado e solidariedade do Unidos pela Paz apresentam caminhos para a transformação

A empresária Alcione Albanesi, uma das aguardadas participações do Ypê Unidos pela Paz 2021, abordou em sua fala os pilares voluntariado e a solidariedade, dando um verdadeiro testemunho de como ‘fazer o bem faz bem’, e do quanto isso é algo que reflete na vida de quem recebe as ações e nas de quem as praticam.

Fundadora da empresa líder e pioneira no segmento de lâmpadas de LED no Brasil, Alcione Albanesi sempre foi sensível às causas sociais. Inspirada pela sua mãe, dona Guiomar, resolveu reunir um grupo de 20 amigos e viajar no Natal de 1993 para o sertão nordestino com alimentos, roupas e brinquedos. 

O cenário de extrema pobreza que encontrou causou indignação e a vontade de fazer ainda mais. Daquela viagem nasceu o Projeto Amigos do Bem, que hoje tem mais de 10 mil voluntários, alguns deles da primeira geração de crianças atendidas. A iniciativa se tornou um ciclo virtuoso de boas ações para todos.

A cultura da paz virou presença no comportamento daqueles que acolheram e entenderam o gesto da mão estendida e foram tocados no coração. E a prova que esse sentimento se multiplicou para todos os lados está na quantidade de pessoas impactadas: mais de 100 mil vidas alcançadas pelos voluntários das mais diversas áreas!

Histórias como esta, que estimulam o olhar para a dificuldade da vida do próximo e que despertam o amor genuíno pela vida são combustíveis da paz. Em depoimentos, diversos voluntários do Amigos do Bem contaram como o projeto deu sentido às suas vidas, lembrando que também enfrentam problemas sérios, mas se fortalecem ao ajudar outras pessoas e fazem esse trabalho sorrindo, gratos pela oportunidade.

“O bem que nós fazemos é nosso advogado em qualquer parte”, disse Alcione Albanesi, lembrando que a base para os gestos de voluntariado e solidariedade é o amor. “O tempo é pedra preciosa na nossa vida. Somos os maiores beneficiados das escolhas que fazemos. Precisamos olhar a vida com amplitude e podemos fazer o bem mesmo quando não estamos bem, esse é um potencial de todo ser humano, tendo dinheiro ou não” complementou.

Antes do final, a live traz a reflexão de que a paz, para ser plena, é construída através de pontes que ligam os seres humanos com vontade de encarar circunstâncias pessoais e comunitárias, que crescem como indivíduos dando valor às pequenas coisas, que olham para os lados e procuram soluções para a vida à sua volta. “É a única forma de crescer. O mundo vai ser melhor quando seres humanos forem melhores”, destaca Albanesi.

Essas atitudes ressoam como um despertar para a prática do bem e mostram que embora o tempo possa ser pouco e o recurso escasso, quando uma única pessoa muda de comportamento, outras vidas se transformam. Como sementes bem cuidadas, esse amor e paz brotam e dão frutos onde são semeadas, multiplicando sempre de dentro para fora, refletindo e abrindo novos caminhos para um mundo melhor.

A live de Alcione Albanesi pode ser conferida aqui em nosso site sempre que você desejar.

Posts Recomendados