Tendência em alguns países já há algum tempo, trabalhar em casa com vínculo empregatício para muitos dos brasileiros chegou de surpresa neste 2020.
O ‘home-office’, como émundialmente, instalou-se no início da quarentena como prevenção ao contágio da Covid-19 e mudou o ritmo de vida de muita gente.
E como toda mudança provoca quebra de paradigmas, esta é mais uma delas: agora, o lar dedicado às funções domésticas, descanso e lazer em família torna-se também o ambiente de trabalho. E o desafio é conciliar as funções profissionais e a qualidade de vida, tornando assim um ambiente agradável, também, para a realização das atividades profissionais.
Para garantir que o novo ritmo seja produtivo tanto profissionalmente quanto pessoalmente, uma das dicas é comprometer-se e ter disciplina com suas tarefas. Ou seja, estabelecer horários, preparar seu local de trabalho com a estrutura necessária, manter o contato virtual com seu time e as pessoas do seu âmbito profissional, lembrar-se de que embora esteja em casa é importante preparar-se para o dia: um bom banho, tarefas organizadas e uma alimentação saudável.
Nas paradas para uma água, café, um lanche ou mesmo para se esticar, lembre-se que sua família está ali como estariam seus colegas de trabalho. Aproveite o tempo com conversas leves, faça companhia numa tarefa que não comprometa sua produtividade profissional e retorne para seus compromissos com mais ânimo e a mesma responsabilidade de sempre.
São novos modelos e ritmos de trabalho que desde então fazem parte da nossa nova rotina e fazê-los sem perder a qualidade de vida é fundamental.
Não se esqueça de estabelecer regras e aproveitar os bons novos hábitos.